Ceará – Lagoinha

Acordamos cedo e logo após o check out pegamos o carro que havíamos alugado e partimos em direção a Lagoinha, praia localizada a 125 quilômetros de Fortaleza no município de Paraipaba e com certeza um dos cartões postais do Ceará.

Lagoinha

A estrada para Lagoinha estava bem conservada. Como estávamos sem compromisso com o tempo, resolvemos conhecer antes as praias de Mundaú e Flecheiras. Pelo caminho passamos por belas paisagens de dunas e praias.

Estrada para Mundaú

Praia perto de Mundaú

Chegada à Mundaú

Fizemos uma pequena parada em Mundaú, que fica no município de Trairí. A pequena Mundaú, que em Tupi significa lagoa grande, tem como maiores atrativos passeios de catamarã pelo manguezal e às piscinas naturais.

O calor estava intenso. Aproveitamos para dar um mergulho na Barra de Mundaú, onde o rio encontra o mar. Não ficamos muito tempo por lá, pois tínhamos que continuar rumo a Lagoinha. Abaixo algumas fotos.

Continuando em direção a Lagoinha, passamos pela praia de Flecheiras. Aqui a parada foi mais rápida ainda, somente para tomar uma água de coco e tirar umas fotos.

Caminho para Flecheiras

Chegada à Flecheiras

Flecheiras

No final da tarde chegamos ao nosso destino. Logo de cara, Lagoinha encanta por sua beleza e simplicidade. Antes mesmo de descermos para a praia já pudemos apreciar a bela paisagem de um mirante localizado na parte alta da cidade. A praia de Lagoinha é composta de uma larga faixa de areia escura, coqueiros, jangadas e um mar verde de deixar qualquer um de boca aberta. Em uma de suas extremidade está o ponto mais fotografado por todos que vêm a Lagoinha: as dunas avermelhadas, repletas de coqueiros à beira mar.

Lagoinha fotografada do mirante

Como não tínhamos feito reserva de hotel, fomos à cata de um local para pernoitar. Tivemos uma grata surpresa ao encontramos, em frente ao mar, o Hotel Vivamar, com ótima estrutura que contava com piscinas, restaurante, bar e um pessoal super atencioso. Os hóspedes do hotel poderiam usar a piscina da Pousada Vivamar, localizada bem próxima ao hotel, também em frente ao mar. Como era baixa temporada, conseguimos negociar um ótimo valor da diária.

Hotel Vivamar

Hotel Vivamar - quarto

Hotel Vivamar - vista do mar

Hotel Vivamar - piscina

piscina da Pousada Vivamar

À noite o jantar já tinha local e cardápio certos. Fomos no Full Xico experimentar o indicadíssimo “Camarão à Full Xico” (camarão no leite de coco e pedaços de abacaxi). Tudo no Full Xico é original, a começar pelo cardápio que é escrito à mão em um pequeno caderno com o desenho da Barbie na capa. A decoração é rústica e despretensiosa, o preço é muito bom, a comida excelente e a música bastante agradável.

O camarão à Full Xico estava muito gostoso e é muito bem servido. A porção dava para dois com extrema folga. Para completar, minha querida esposa, viciada em sobremesas, decidiu pedir a não menos famosa “banana flambada com sorvete de creme e calda de frutas”. Show de bola!

Em resumo, vale a pena saborear os pratos do Full Xico. Recomendamos!

Restaurante Full Xico

Restaurante Full Xico - cardápio

Camarão à Full Xico

No próximo post continuaremos comentando o nosso passeio pelas praias do oeste cearense, destacando a quase desconhecida Icaraí de Amontada, Icaraizinho para os íntimos.