Ceará – Jericoacoara – Tatajuba

Nosso terceiro dia em Jeri começou com um casal de argentinos nos convidando para dividir o aluguel de um bugre – com motorista - para passearmos em Tatajuba, praia localizada no município vizinho de Camocim.

O roteiro do passeio incluía uma parada em Mangue Seco, travessia de balsa em Guriú, velha Tatajuba, nova Tatajuba, duna do funil, encerrando na Lagoa da Torta.

Tatajuba - Lagoa da Torta

A primeira parada foi em Mangue Seco para que pudéssemos realizar um passeio de barco onde pescadores da região levam turistas para um interessante passeio no mangue formado pelo mar e o Rio Guriú. O mangue é um paraíso quase intocado, onde existe uma rica população de peixes e cavalos-marinhos, que podem ser facilmente vistos pelos turistas. O passeio é rápido e simples.

Mangue Seco

Mangue Seco - cavalo marinho

Mangue Seco

Mangue Seco

Saindo de Mangue Seco o passeio passa por praias, manguezais, incluindo uma travessia de balsa em Guriú.

Passeio para Tatajuba

Passeio para Tatajuba

Passeio para Tatajuba

Travessia de balsa em Guriú

Travessia de balsa em Guriú

Travessia de balsa em Guriú

Passeio para Tatajuba

Passeio para Tatajuba

Passeio para Tatajuba

Chegamos em Tatajuba onde pudemos ver o local onde ficava a velha cidade soterrada pelas dunas e a nova vila hoje existente. A duna do Funil é a maior daquela área e proporciona uma belíssima vista da região. Nos períodos de cheia há uma lagoa onde se tem um cenário ideal para a descida com prancha de sandboard.

Duna do Funil

Duna do Funil - vista

Nossa parada final foi na Lagoa da Torta. A água tem uma coloração âmbar, diferente das lagoas Azul e do Paraíso. Seu encanto está nas inúmeras redes coloridas, estrategicamente estendidas dentro da lagoa, e nas barracas que a margeiam, onde você pode escolher o peixe fresquinho, “in natura”, que quer saborear. Depois de escolhido ele é frito e volta para mesa, saborosíssimo, com o acompanhamento que você escolher. 

Lagoa da Torta

Lagoa da Torta

Retornamos a Jeri e à noite fomos jantar no restaurante Chocolate, situado na Rua do Forró e famoso por sua chef de cozinha, Patrícia, carinhosamente apelidada de “Pat Gateau”. A casa oferece pratos requintados, preparados com ingredientes selecionados e misturas ousadas como no risoto de frango ao curry com maçã e o de camarão com manga. A Patrícia está sempre por lá e chega de mesa em mesa para bater um papo com seus clientes. Após o jantar escolhemos a sobremesa estrelada do local: o Petit Gateau, que estava simplesmente maravilhoso! Um detalhe interessante e que nos chamou muito a atenção foi a música ambiente do Chocolate. Naquela noite estava tocando um repertório do cantor italiano Zuchero, intérprete cujas músicas eram inéditas para nós e do qual viramos fãs.

Restaurante Chocolate

Restaurante Chocolate

Restaurante Chocolate


Restaurante Chocolate - risoto

Restaurante Chocolate - petit gateau

No próximo e último post sobre Jeri comentaremos o nosso passeio à Pedra Furada e o pôr do sol admirado do lounge do nosso hotel na praia.

Comentários