Espírito Santo – Vila Velha

Vila Velha é o maior município do estado do Espírito Santo. É também o mais antigo, sendo fundado com o nome de Vila do Espírito Santo pelo português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo em 23 de Maio de 1535. Foi sede da capitania até 1549, quando esta foi transferida para Vitória e o município passou a ter o nome atual.

A primeira e mais previsível parada em Vila Velha é no Convento da Penha. Para quem está em Vila Velha ou Vitória é impossível não avistá-lo no alto de um morro de 154 metros, sendo uma das mais belas obras de arquitetura do Brasil colonial e o maior atrativo turístico e religioso do Estado do Espírito Santo, abrangendo uma área de 632.226 m2.

Convento da Penha

Convento da Penha


O Santuário de Nossa Senhora da Penha foi fundado por Frei Pedro Palácios, que chegou em Vila Velha em 1558 trazendo um painel da santa, que ficava guardado na gruta onde morava.

Convento da Penha

Convento da Penha

Convento da Penha

Convento da Penha

Além do lado religioso, o convento oferece uma vista belíssima. De um lado está a cidade de Vila Velha, do outro, Vitória e a Terceira Ponte.

Convento da Penha - vista da Terceira Ponte

Convento da Penha - vista da Terceira Ponte e de Vitória

Convento da Penha - vista da Terceira Ponte e de Vitória

Convento da Penha - vista da Terceira Ponte e de Vila Velha

Convento da Penha - vista da Terceira Ponte e de Vitória

Convento da Penha

Outro passeio bastante interessante é conhecer o Museu da Vale do Rio Doce, localizado numa zona portuária na beira da Baía de Vitória.

Tirando a dificuldade do acesso, o Museu é bem interessante, tendo suas instalações na antiga Estação Ferroviária Pedro Nolasco (a atual fica em Cariacica), que trazia o minério de ferro de Minas Gerais aos portos do Espírito Santo.

Museu da Vale

Museu da Vale

Museu da Vale

Museu da Vale

A primeira atração avistada é uma locomotiva a vapor original, fabricada em 1945 nos Estados Unidos, instalada bem em frente à entrada do prédio principal.

Museu da Vale - locomotiva a vapor

Museu da Vale - locomotiva a vapor

Museu da Vale - locomotiva a vapor

Museu da Vale - locomotiva a vapor

Museu da Vale - locomotiva a vapor

No interior do museu existe uma exposição permanente com uma maquete de 34m²,  incluindo miniaturas de trens em movimento, viadutos, fábricas e ambientes naturais, representando como ocorre o transporte do minério ao porto.

Museu da Vale – vista de Vitória

Museu da Vale – vista de Vitória

Museu da Vale

O museu também conta com um painel interativo, fotos, equipamentos e ferramentas de trabalho dos ferroviários, objetos antigos, documentos, publicações e cenários que retratam ambientes que já não existem mais.

O museu abre de terça a sexta, das 10 às 18h.

Museu da Vale

Museu da Vale – vista do Café do Museu

Ainda nas dependências do museu, há um restaurante chamado Café do Museu, especializado em comida italiana, que funciona dentro de um vagão de trem.

Horário de funcionamento do restaurante: segundas: 10h às 15h. Terças, quartas e domingos: 10h às 18h. Quintas, sextas e sábados: 10h à 1h, com música ao vivo à noite.

Café do Museu

Café do Museu

Quando falamos de Vila Velha não podemos deixar de comentar as suas praias, as melhores da Grande Vitória - Praia da Costa, Praia de Itapuã e Praia de Itaparica.

A Praia da Costa com seus 5 km de extensão é uma das praias mais famosas do Espírito Santo e a mais movimentada do estado, tanto por suas belezas naturais, como por suas águas cristalinas. Vejam fotos retiradas da Internet:

Praia da Costa

Praia da Costa

Na praia de Itaparica vale a pena dar uma paradinha no restaurante Recanto Baiano há 40 anos servindo as delícias da culinária baiana e capixaba, sendo conhecido por oferecer a melhor moqueca da cidade e pelo excelente atendimento.

O restaurante oferece ambiente amplo e climatizado, adega, playground, estacionamento próprio e uma linda vista para o mar.

Já conhecíamos o restaurante quando ele ainda funcionava no endereço antigo e comemos uma deliciosa moqueca. Dessa vez fomos conhecer o novo restaurante a convite de um amigo do meu pai e experimentamos a sua feijoada e não nos arrependemos!

Recanto Baiano

Recanto Baiano - feijoada

Recanto Baiano - Original gelada

Outra praia bem bacana é a Prainha, praia onde aportou o primeiro donatário do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho. É o local onde começou a colonização do Espírito Santo. A Prainha recebeu esse nome por questão de gosto popular, já que Vila Velha é privilegiada por praias de grande extensão, o povo, carinhosamente, sempre se referiu à pequena praia da enseada como a Prainha. 

Prainha

Prainha

Prainha

Outra atração bem conhecida em Vila Velha é a fábrica de chocolates da Garoto, localizada no bairro da Glória. A empresa foi fundada em 16 de agosto de 1929 pelo imigrante alemão Henrique Meyerfreund com o nome de fábrica de balas H. Meyerfreund & Cia. As primeiras balas eram vendidas por meninos, em tabuleiros, nos pontos de bonde de Vila Velha. Deste modo as balas passaram a ser conhecidas como balas "Garoto". 

Chocolates Garoto

Para quem se interessar, a Garoto oferece um programa de visitação às instalações de sua fábrica de segunda a sexta-feira, com duração aproximada de 1 hora. Telefones para agendamento: (27) 3320-1707, (27) 3320-1708 ou (27) 3320-1709. E-mail: programa.visitas@garoto.com.br.


Comentários