Bahia - Península do Maraú



Situada no Sudeste do estado da Bahia, na Costa do Dendê, a Península de Maraú fica em uma das extremidades da Baia de Camamú, uma das mais belas e a terceira maior do País.

Nessa região podemos encontrar 40Km de praias primitivas, piscinas em recifes de corais, vasto coqueiral, cachoeiras, ilhas e manguezal.

Maraú, que se originou Mayrahú, significa luz do sol ao amanhecer, e era uma aldeia indígena que foi descoberta em 1705 pelos Frades Capuchinhos italianos.

Península do Maraú
Para quem está em Itacaré e pretende conhecer a Península do Maraú, existem duas opções mais comuns: a primeira, indo pela asfaltada BA-001 até Camumu e de lá pegar um barco até Barra Grande (já na península) ou, como preferimos fazer, atravessar o Rio de Contas de balsa e de lá pegar a esburacada BA-030. São 42 km de buracos, poças d'água enormes no inverno e sinalização precária. Recomenda-se o uso de um veículo 4X4. Arriscamos passar com um Gol e deu tudo certo, pois era verão!



Itacaré - na fila para a balsa

Itacaré - na fila para a balsa

Itacaré - na fila para a balsa

Do outro lado do rio após descida da balsa. Itacaré ao fundo

Nosso destino era a Pousada Taipú de Fora, localizada na praia de Taipus de Fora. A pousada é simples, mas possui suítes espaçosas com vista para o mar, frigobar e televisão. Há ainda um restaurante e uma ampla sala de estar.

Pousada Taipú de Fora

Pousada Taipú de Fora

Pousada Taipú de Fora

Vejam algumas fotos da pousada retiradas de seu próprio site:

Pousada Taipú de Fora

Pousada Taipú de Fora - suite

Pousada Taipú de Fora - suite


O diferencial da pousada está no fato de estar localizada bem em frente a principal atração da Península do Maraú: as piscinas naturais que se formam na maré baixa entre os recifes de corais. Com águas cristalinas, cheias de peixes, são propícias para mergulho livre e observação submarina. Para curtir plenamente as piscinas naturais, é melhor ir nas épocas de lua cheia e lua nova, quando a maré seca mais, expondo os corais. Infelizmente, quando estivemos por lá não encontramos essas condições ideais.

A praia de Taipus de Fora foi eleita a sexta mais bela do Brasil pela revista Viagem e Turismo e pelo guia Quatro Rodas.

Taipus de Fora

Taipus de Fora

Taipus de Fora

Taipus de Fora

Taipus de Fora
Taipus de Fora

Taipus de Fora

Taipus de Fora

Mas quem disse que não dá para aproveitar a praia assim mesmo? A pousada disponibiliza aos seus hóspedes uma série de comodidades bem em frente ao mar. Muito bacana!

Pousada Taipú de Fora

Pousada Taipú de Fora

Pousada Taipú de Fora

Pousada Taipú de Fora

Pousada Taipú de Fora

Pousada Taipú de Fora
Pousada Taipú de Fora

Pousada Taipú de Fora

Pousada Taipú de Fora

Para quem quer ir além das piscinas naturais, a península tem outras atrações, como a pacata praia da Ponta do Mutá. Confesso que era o nosso local preferido para pegar uma praia pela manhã.

Ponta do Mutá

Ponta do Mutá

Ponta do Mutá

Ponta do Mutá

Perto da Ponta do Mutá fica a vila de Barra Grande, local onde se encontra o porto de entrada na península para os visitantes que chegam de barco de Camamu.

Voltada para a Baía de Camamu, a praia de Barra Grande é reta, com areias claras e águas mornas e calmas, ideais para crianças brincar. É na vila de Barra Grande que estão a maioria das pousadas, bares e restaurantes da região, que se espalham por sossegadas ruas de terra.

Barra Grande - pier

Barra Grande - igreja

Outra atração é o “Morro do Celular”, local onde podemos avistar a Lagoa e a praia do Cassange. O nome veio do simples fato de ser o único local de Maraú onde o celular funcionava. O meu funcionou lá, mas também na Ponta do Mutá e em Barra Grande.

Extensa, com ondas fracas e muitos coqueiros, a praia do Cassange tem uma areia mais fofa que as demais praias da península. A Lagoa de Cassange tem água doce e é separada do oceano por uma faixa de areia de 300m de largura. A lagoa é boa para banho e esportes a vela.

Morro do Celular - vista da lagoa e da praia do Cassange

Praia do Cassange

Praia do Cassange


Outras praias bacanas são as de Bombaça e Três Coqueiros. Vale a pena lembrar que existe um resort na península: o Kiaroa.

Comentários

  1. Olá Cláudio. Estou indo para Taipus de fora e queria algumas dicas. Poderia me fornecer um e-mail para que possamos conversar?

    Grata,
    Juliana

    ResponderExcluir
  2. Juliana,
    Pode perguntar o que você quiser aqui mesmo,ok?
    Você também pode nos seguir no twitter - @perdido_por_ai ou curtir nossa página no Facebook.
    Terei enorme prazer em tirar suas dúvidas!
    Abraço
    Cláudio

    ResponderExcluir
  3. minha praia predileta!!! paraíso perdido! infelizmente, as fotos não fazem justiça à beleza do lugar.. nunca consegui captar o azul da água.. impossível pegar tamanha beleza numa foto!!

    Apesar de falarem que precisa de carro 4X4, isso nao eh verdade. vale apenas pro inverno, quando chove muito. vimos muitas uno passando por nosso carro 4X4..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lis,
      As praias de lá são realmente muito lindas!
      Fomos em um Gol 1000 e deu tudo certo!
      Grande abraço!

      Excluir
  4. Eu é minha mulher, estivemos lá, agora em Janeiro, sem chuva, tempo completamente seco, mas sofremos um bocado, hora com as crateras, hora com o areal. Em determinado momento, chegamos a precisar de ajuda para retirar o carro atolado no areal. Uma boa idéia de como estava a estrada, é que levamos 03 horas e 15 minutos entre a BR.101 e a pousada, próxima ao centro.
    Naquela estrada só acelera quem, desconhece o prejuízo com a suspensão do veículo, está desgostoso com um carro velho e/ou está dirigindo um carro de aluguel. Esta última opção é exatamente a que irei adotar na próxima visita à lindíssima Maraú.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza amigo. Alugar um carro é a melhor opção. Peguei a estrada em boas condições, apesar de algumas partes bem difíceis...
      Grato pela visita e volte sempre!

      Excluir

Postar um comentário