São Paulo - Catavento Cultural


Desde criança que acho incrível - mas só via nas revistas e tv - aquela bola eletromagnética onde você põe as mãos e os cabelos ficam em pé. Aquilo sempre me intrigou e era louca para viver essa experiência. E foi pesquisando o que visitar em São Paulo nessa nossa última visita à cidade que me deparei com o Catavento Cultural, um espaço educacional onde se pode vivenciar essa e muitas outras experiências bem legais. 





O Catavento Cultural ocupa um prédio gigantesco e belíssimo, que chama a atenção, no Centro de São Paulo, pertinho, pertinho, do Mercado Municipal. Em 1924 foi inaugurado para ser o Palácio das Indústrias. Mais tarde sediou várias repartições públicas, inclusive a Assembléia Legislativa e a Prefeitura de São Paulo. E hoje é essa belezura de museu interativo!













Saímos do Mercadão e fomos direto pra lá! Já no espaço externo você se depara com uma locomotiva, um avião modelo DC3 e um “cavalo de pau”, bomba que ajuda a extrair o petróleo do solo. 






O ingresso custa R$ 6,00 (adulto). Crianças de 4 a 12 anos, aposentados, idosos, pessoas portadoras de necessidades especiais e estudantes, pagam R$ 3,00. O espaço é dividido em quatro sessões: Universo, Vida, Engenho e Sociedade e funciona como um labirinto gigante. Você sai de uma sala, entra na outra e depois na outra, até passar por todos os segmentos.



No Universo, você compreende melhor o sistema solar e o mundo das estrelas. Lá você pode tocar em meteoritos, entender a história da astronomia, saber os nomes das estrelas e inclusive qual estrela representa o seu estado na bandeira do Brasil. Muito legal!

Depois entramos na sala Vida, onde você pode colocar uma fotografia sua na Árvore da Vida. Nessa seção você também vê a Vitrine das Borboletas com mais de 500 espécies, um aquário marinho e aprende mais sobre o processo da fotossíntese. Aqui também você pode conhecer o canto das aves e se interar um pouco mais sobre a Teoria da Evolução de Darwin.





Mas foi quando chegamos no Engenho que viramos crianças novamente! É tanta coisa pra mexer, futucar, escarafunchar, que dá até uma agitação por dentro. E era lá que eu ia me encontrar com a bola eletromagnética de arrepiar os cabelos!

O primeiro ambiente é o de ilusões óticas, onde nem tudo é o que parece. Destaque para o projeto de uma sala de estar muito maluca! Divertidíssima! Esse espaço é bem grande e é subdividido entre mecânica, som, eletromagnetismo, calor, óptica e fluidos. Em cada pedacinho, muitas experiências. Na minha opinião, o espaço mais interessante do museu. 




E quanto à bola eletromagnética dos meus sonhos de infância: EM MANUTENÇÃO (!!!!) Quase não acreditei nisso? E minha saga continua...

Subindo a majestosa escadaria do prédio, no segundo piso fica a sessão Sociedade onde se aprende sobre sustentabilidade, drogas, como prevenir a gravidez juvenil e até como é feita a gravação de um programa de tv. 



O Catavento Cultural é um ótimo lugar para levar os pimpolhos, mas é diversão garantida para jovens e adultos. Além de mostrar que ciência e física não é chateação. É diversão. 



Comentários

Postar um comentário