Rio de Janeiro – Bar Luiz


Saindo do Real Gabinete partimos para almoçar em mais um dos locais emblemáticos do Rio da época do Império – o Bar Luiz, um tradicional restaurante de comida alemã, localizado no centro do Rio de Janeiro.



O Bar Luiz foi inaugurado em 3 de janeiro de 1887, quando D. Pedro II era o Imperador do Brasil e a capital do Império começava a incorporar hábitos e costumes de Paris, dentre eles consumir bebida em mesas colocadas nas calçadas.

O primeiro nome do estabelecimento foi "Zum Schlauch" e ficava na Rua da Assembléia. Em 1915 com a promulgação de uma lei que proibia os estabelecimentos de possuir nomes em língua estrangeira passou a se chamar "Bar Adolph", nome do antigo proprietário.

Em 1927, após algumas mudanças de endereço, finalmente se estabeleceu no atual endereço na Rua da Carioca, nº 39.

Com o advento da 2ª Guerra começaram a associar o nome do bar ao ditador alemão Adolf Hitler e alguns estudantes tentaram incendiar o local, sendo impedidos pelo compositor Ary Barroso que lá se encontrava tomando um chopp. Por conta disso o seu proprietário Ludwig Voit resolveu se naturalizar e se chamar Luiz, alterando, conseqüentemente o nome do bar para “Bar Luiz”.

O bar já passou por algumas reformas e tem no seu chopp gelado o carro chefe da casa.

Como chegamos cedo o bar ainda estava vazio, mas aos poucos foi enchendo e, quando fomos embora já estava lotado!




Para começar pedimos logo dois chopps, um claro para mim e outro escuro para a minha mulher. Para variar estavam estupidamente gelados!


Pedimos o cardápio, demos aquela olhada básica e resolvemos apostar no menu especial do festival “Rio Gastronomia” que consistia em uma entrada composta de um croquete de kassler, prato principal contendo salsichão bock, salsichão branco, kassler e salada de batatas e para a sobremesa apfelstrudel com creme. Esse menu saia por R$35,00 e estava bem gostoso.











Para quem gosta de um bom chopp gelado e de comida alemã, aí está a dica!

Serviço:
Endereço – Rua da Carioca 39, Centro, Rio de Janeiro - RJ.
Horário - De Segunda a Sábado - das 11h às 22h.

Comentários