Rio de Janeiro – Confeitaria Colombo


Apesar de trabalhar no Centro do Rio, nunca sobra tempo para apreciar as atrações locais. Aproveitando que estávamos de férias, resolvemos visitar a tradicional Confeitaria Colombo para fazer um rápido lanche.

Há uns 4 anos que não íamos para aquelas bandas da Rua Gonçalves Dias e pudemos verificar que o charme do lugar continua intacto.





A confeitaria Colombo foi inaugurada em 1894 pelos imigrantes portugueses Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão, ainda sob o Império de Dom Pedro II, sendo que a partir de 1900 tornou-se um tradicional ponto de encontro de artistas, intelectuais e políticos

Entre 1912 e 1918 os salões do interior da confeitaria foram reformados, com um toque Art Nouveau, com enormes espelhos de cristal belgas trazidos da Antuérpia, emoldurados em madeira de jacarandá.

Em 1983 a Confeitaria Colombo foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico e no ano seguinte, ano de seu centenário, foi tema de samba-enredo da Escola Império da Tijuca, do então carnavalesco Miguel Falabella, com a música “No Sassarico da Colombo”.

Hoje a casa é dividida em 3 espaços. O primeiro é a confeitaria propriamente dita denominado Bar Jardim, onde fizemos o nosso lanche e pudemos verificar a beleza ímpar do lugar.


















O segundo espaço fica no 2º andar e é chamado de Restaurante Cristóvão, especializado nas culinárias portuguesa e espanhola. Foi criado em 1922 como um salão de chá.

O terceiro espaço, criado em 2002, foi batizado de “Espaço Memória” e é reservado para eventos com até 30 pessoas. Lá são encontrados diversos itens relacionados com a história da Colombo, como baixelas de prata portuguesa, louças da Cia Vista Alegre, tradicional fábrica localizada na cidade de Aveiro, em Portugal, bem como fotos e embalagens de produtos comercializados por eles.

Sentados na Confeitaria pudemos presenciar diversas pessoas na entrada principal do estabelecimento comprando os tradicionais produtos de fabricação própria da Colombo, como pão de ló, doce Rivadavia, biscoitos Leque, etc. Também fazem sucesso os Casadinhos e os doces portugueses.





A abertura oval entre os dois andares, a clarabóia com vitral e os espelhos belgas nas paredes laterais conferem a Confeitaria Colombo um ambiente requintado e agradável que não deve deixar de ser visitado!




Serviço:

Endereço - Rua Gonçalves Dias 32, Centro - Rio de Janeiro – RJ.
Horário de Funcionamento:
Bar Jardim - Lanches e chá – Serviço durante todo o dia.
Restaurante Cristóvão – de 2ª a sábado – de 12:00h às 16:00h

Comentários