Buenos Aires – Recoleta

(Atualizado em 18/5/2020)

Como dito no post anterior, ficamos hospedados no Trianon Residence, localizado na Recoleta, bairro nobre de Buenos Aires que abriga muitas atrações turísticas e cujos imóveis estão entre os mais valorizados da cidade.



O nome do bairro tem origem no Convento dos Padres Recolhidos (Recoletos), erguido pelos jesuítas no século XVIII juntamente com a igreja de Nossa Senhora do Pilar que se destinava às orações e práticas espirituais dos padres recoletos.

Hoje no local funciona o Centro Cultural Recoleta onde existem diversas salas para shows e exposições de artes. Também abriga um cinema e um museu de ciências. No mesmo prédio está localizado o Buenos Aires Design, primeiro centro comercial latino-americano voltado exclusivamente para a arquitetura, design e decoração, mas que também abriga diversos cafés e restaurantes interessantes.




A Igreja de Nossa Senhora do Pilar é um dos mais belos cartões postais do local. Ainda é muito procurada pelos portenhos para casamentos e nas noites de sábado fica com uma iluminação toda especial.




Todas essas atrações estão concentradas nas proximidades da Plaza Francia que abriga nos finais de semana e nos feriados uma tradicional feira de artesanato no horário de 11h às 18h.


Ali também está localizado o cemitério que se tornou uma das maiores atrações da capital argentina, pois concentra os túmulos de diversas personalidades argentinas, com destaque para o de Evita Perón.



O calçadão Roberto Ortíz, que vai da esquina da Junín com a Vicente López até a av. Quintana, é um dos locais mais apropriados do bairro para a tradicional caminhada da tarde e onde se encontram diversos cafés e restaurantes.











A Recoleta é o bairro mais parisiense de Buenos Aires, reduto da antiga aristocracia portenha que construiu no bairro mansões e edifícios em estilo francês. Hoje, alguns desses tradicionais edifícios coexistem com outros modernos, tornando a Recoleta um dos mais elegantes e caros bairros de Buenos Aires, concentrando mansões, embaixadas, incluindo a brasileira , e hotéis de luxo, como o Alvear Palace Hotel.





Outra atração do bairro é a Floralis Genérica, gigantesca escultura em forma de flor construída em aço e alumínio e que pode ser apreciada por todos na Plaza de las Naciones Unidas. O ponto interessante é que as “pétalas” da flor ficam abertas durante o dia e vão se fechando quando vai anoitecendo.



Na hora das compras a Recoleta não decepciona e abriga shoppings e lojas de roupas que satisfazem a todos os gostos e também a todos os bolsos.

Bem ao lado do cemitério está o Recoleta Mall, moderno shopping que abriga várias salas de cinema, lojas e uma grande variedade de bares e restaurantes. Cabe destacar o belo visual que pode ser apreciado de suas partes externas.



Caminhando pela Posadas encontramos o mais antigo shopping de Buenos Aires – o Pátio Bullrich, inaugurado em 1989 e que reúne as grifes mais caras da Argentina e do resto do mundo.

As avenidas Quintana e Alvear concentram diversas joalherias e boutiques internacionais, mas devido à crise Argentina, muitas estão fechando suas portas e deixando o país.

Para quem procura artigos a preços mais competitivos deve se dirigir à avenida Santa Fé onde existe uma grande variedade de lojas de roupas de qualidade e com preços menos turísticos que os da calle Florida no Centro.

Uma outra atração bem bacana, mas que não visitamos desta vez é a Livraria El Ateneo Grand Splendid que fica na esquina da av. Callao com a av. Santa Fé.

No quesito comida e bebida, destacamos o Cafe Victoria, o La Biela, considerados turísticos, mas com uma qualidade indiscutível.


Ali também estão localizadas diversas sorveterias, como a Freddo e a Un’Altra Volta, ambas com helados de sabores fenomenais!


A loja de chocolates Vasalissa situada na av. Callao também é uma boa perdida para os viciados em chocolate, assim como os famosos alfajores da Havanna com uma loja na calle Junin.

Para quem gosta de uma boa empanada, recomendamos as do já tradicional El Sanjuanino e, também, as do La Querencia, restaurante de comida regional que, além da excelente comida, possui uma das empanadas mais gostosas que já comemos!


Uma bela pedida é ir jantar no complexo de restaurantes denominado La Recova de Posadas, localizado no final da Calle Posadas e com excelentes opções para um belo jantar a dois ou em família. Experimentamos o italiano La Stampa e gostamos muito.


Mas para quem quer experimentar uma bela milanesa, recomendamos uma ida ao Rodi Bar, excelente relação custo/benefício.


Mas trataremos da culinária portenha em um post específico e com mais detalhes. Aguardem!

Bem próximo da recoleta está localizada a famosa livraria El Ateneo. Vale muito à pena dar uma passadinha lá e apreciar a bela construção.



O mapa abaixo apresenta todas as atrações que visitamos e/ou recomendamos na Recoleta:

Mapa da Recoleta

Elegância e sofisticação, combinação que faz do bairro da Recoleta, com seus museus, shoppings, cafés, restaurantes e boutiques, um passeio simplesmente imperdível.


Comentários