Gramado – Natal Luz

O Natal Luz de Gramado é uma grandiosa festa que ocorre todos os anos entre os meses de novembro a janeiro, desde 1986, e que teve origem na necessidade de revitalizar uma tradicional festa local – a Festa das Hortências.

Estivemos em Gramado durante o Natal Luz nos anos de 2009, 2010 e 2013 e ficou evidente a grandiosidade do evento nas três oportunidades. Tudo funciona perfeitamente, as pessoas são atenciosas e a cidade realmente se prepara para o evento.

O Natal Luz engloba diversas atrações, desde as mais simples até as mais grandiosas e atrai o público de todas idades, desde as crianças, passando pelos jovens e adultos, até o pessoal da melhor idade, como foi o caso dos meus pais e da minha sogra, que adoraram o evento. Existem espetáculos pagos e muitos gratuitos.





Inicialmente comentaremos sobre os espetáculos pagos. O mais interessante é sem dúvida alguma o Nativitaten, uma grande ópera a céu aberto que tem como palco o Lago Joaquina Rita Bier.





O espetáculo tem a participação de cantores líricos, de uma orquestra, de dançarinas e de um coral com mais de 100 vozes e apresenta ainda um festival de luzes, fogos e muita água.













O vídeo abaixo foi feito na 25ª edição do Natal Luz, em 2010, e mostra a última música do espetáculo.



Outro espetáculo pago é a “Fantástica Fábrica de Natal” que conta a história de uma menina que, ao dormir, passa a conhecer um incrível mundo da imaginação e terá que ajudar Papai Noel e seus ajudantes a produzirem os presentes de Natal a tempo. Tudo isso com muita música e animação. 

Como dito no site do Natal Luz: “um espetáculo mágico de dança e teatro, que encanta adultos e crianças”. O espetáculo acontece nas imediações do Lago Negro. Se estiver de carro, chegue cedo, pois não há estacionamento e os carros ficam nas ruas adjacentes ao local do espetáculo.

Consta no site do Natal Luz que, a partir deste ano, a história teve uma pequena alteração contando agora com duas meninas.







Outro tradicional espetáculo é o Grande Desfile de Natal, que ocorria até o ano passado na Avenida das Hortênsias. É uma grande parada natalina com muita música, muita luz e muita neve no final. Participam cerca de 400 pessoas, incluindo patinadores, bailarinos e acrobatas.

A primeira parte – o prólogo – apresenta o nascimento de Jesus.




A segunda parte chama-se “desenvolvimento”, onde podemos observar como ocorrem as festas de Natal em diversas regiões do planeta.





A última parte – o epílogo – é a mais esperada pela criançada. É quando chega Papai Noel em seu trenó conduzido por suas renas, culminando com a queda de uma considerável quantidade de neve artificial.



Em 2013 estreou o novo espetáculo do Natal Luz – Natalis e nós tivemos o prazer de assisti-lo em seu ano de estreia. O show, que ocorre no Lago Joaquina Rita Bier, conta a história da celebração do nascimento de Jesus em uma combinação de efeitos luminosos, muita água (dá para se molhar um pouco) e fogos, tudo isso projetado em grandes telas de água com dimensões de até 200 m2 e com narração de Cid Moreira.









O vídeo a seguir mostra um pouquinho desse emocionante espetáculo:



Outro espetáculo bacana é a “Árvore Cantante” que ocorre na famosa Rua Coberta e conta com um coro de 40 vozes e bailarinas de sapateado e jazz, tendo como cenário uma enorme árvore de Natal. O espetáculo é gratuito. Se quiser conseguir um lugar sentado, chegue cedo. Algumas cadeiras são reservadas para a melhor idade.





Existem outras dezenas de atrações, para todos os gostos e idades, mas dar uma volta pela cidade durante o período do Natal Luz e conferir toda a sua beleza não tem preço. As ruas, lojas e demais estabelecimentos ficam decorados com a magia do Natal, proporcionando um belo passeio.






Existem, ainda, dois lugares relacionados com os temas Natal e neve que, embora não sejam da programação do Natal Luz, merecem uma visita: a Aldeia do Papai Noel e a Snowland, mas que trataremos nos próximos posts. Até lá!

Comentários