Rio Grande do Sul – Canela, São Francisco de Paula e Cambará do Sul

Uma viagem à Gramado também é uma ótima oportunidade para conhecermos algumas cidades próximas que possuem belíssimas atrações, como a charmosa Canela, a pequena São Francisco de Paula e os famosos cânions de Cambará do Sul.


Canela fica praticamente colada à Gramado, sendo que muitas das principais atrações comentadas como sendo em Gramado, na verdade ficam em Canela, como, por exemplo, o parque temático Mundo a Vapor que já está nos limites de Canela.

Para iniciar o passeio pela cidade o ideal é ir até o Centro, estacionar o carro e andar por suas ruas, que ficam bastante enfeitadas durante o período natalino.

Por ali existem algumas boas opções para uma refeição rápida ou para um bom almoço.
O restaurante Dalla oferece uma boa variedade de prato no sistema à peso e tem uma comida bem saborosa.

Para um lanche, vá até o Du Gão e peça um crepe suíço triplo. Imperdível!

Para comprar os famosos chocolates de Gramado, algumas de suas principais marcas também possuem lojas em Canela.

Uma loja bem diferente é a da Florybal, localizada na Avenida das Hortênsias 264. Lá encontramos a “Play House Florybal” que além de vender os seus tradicionais chocolates, conta com pista de patinação no chocolate, território dos horrores, café florybal, cyber e muito mais.




Ao final da rua principal da cidade, encontra-se a majestosa Catedral de Pedra, na praça matriz. A visitação à Catedral é gratuita!

Saindo do Centro de Canela, encontramos uma das mais famosas atrações da cidade: a Cascata do Caracol.
A principal maneira de conhecê-la é através do Parque do Caracol que oferece vários atrativos ao visitante, como mirantes, observatório e trilhas até a base da cascata.
Porém, na nossa primeira ida a Canela em agosto de 2008 resolvemos conhecer a cascata utilizando o teleférico. Ocorre que em novembro daquele ano ocorreu um acidente com um casal de turistas e nem ficamos sabendo. Tanto que retornamos em dezembro de 2010 e fizemos o mesmo passeio. Porém no início de 2011 dois novos acidentes forçaram a interdição do teleférico.
O passeio de teleférico era bem legal e oferecia duas opções de descida das cadeiras, sendo uma delas com uma grande vista da cascata.



Quando retornamos em dezembro de 2013, já havia sido inaugurado o novo sistema de subida com novos bondinhos com a cabine fechada que foram trazidos da Suiça. Os bondinhos têm capacidade para até 6 pessoas e sobem sempre de três em três.

O local também conta com uma outra boa opção para os mais corajosos: uma tirolesa!

Próximo ao Caracol, um outro parque também merece uma visita: o Parque da Ferradura, que possui boas trilhas de onde se tem belas vistas da região.




No Parque da Ferradura temos uma boa oportunidade de admirar a fauna da região, como macacos e quatis.

Outra atração imperdível é o Alpen Park, um parque com diversas atrações, como montanha russa, cinema 4D, arvorismo, tirolesa, rapel, passeio de quadriciclo e muito mais.

Mas a atração mais procurada no Alpen Park é o passeio de trenó alpino, importado da Alemanha. O passeio completo dura cerca de 5 minutos e oferece uma mistura de fortes emoções com uma vista incrível da vegetação local.

Para quem está viajando com crianças pequenas um dos lugares mais indicados para conhecer é o parque “Terra Mágica Florybal”. Os pequenos adoram!

Também nas proximidades fica o “Mundo Gelado”, o primeiro parque temático de gelo da América Latina. Não confundam esse parque com a Snowland de Gramado que comentamos no post anterior!

Deixando Canela, a próxima cidade para dar uma pequena paradinha é São Francisco de Paula, bem mais sossegada que as vizinhas Gramado e Canela. Lá efetuamos uma parada no Lago São Bernardo e ficamos admirando a sua beleza.


Continuando o passeio, a próxima parada é nos cânions do parque Aparados da Serra, em Cambará do Sul. Os cânions mais famosos são o do Itaimbezinho e o da Ferradura. O Itaimbezinho é mais perto e oferece uma boa estrutura ao visitante, porém no dia em que resolvemos visitá-lo ele estava fechado.
Então a solução foi ir até o Cânion Fortaleza, cuja estrada de acesso é de cascalho exigindo um pouco de cuidado na direção. Mas o visitante é recompensado quando chega nesse lugar exuberante com seus grandes paredões que lembram uma fortaleza. O cânion tem 7,5 km de extensão, 2.000 metros de largura e uma altitude de 1.200 metros acima do nível do mar. O Estado de Santa Catarina está bem ali do outro lado...



Após esse longo passeio, Gramado te espera de volta para que você possa curtir todas as suas atrações.


Comentários

Postagens mais visitadas