Rio Grande do Sul – Canela, São Francisco de Paula e Cambará do Sul

Uma viagem à Gramado também é uma ótima oportunidade para conhecermos algumas cidades próximas que possuem belíssimas atrações, como a charmosa Canela, a pequena São Francisco de Paula e os famosos cânions de Cambará do Sul.


Canela fica praticamente colada à Gramado, sendo que muitas das principais atrações comentadas como sendo em Gramado, na verdade ficam em Canela, como, por exemplo, o parque temático Mundo a Vapor que já está nos limites de Canela.

Para iniciar o passeio pela cidade o ideal é ir até o Centro, estacionar o carro e andar por suas ruas, que ficam bastante enfeitadas durante o período natalino.

Por ali existem algumas boas opções para uma refeição rápida ou para um bom almoço.
O restaurante Dalla oferece uma boa variedade de prato no sistema à peso e tem uma comida bem saborosa.

Para um lanche, vá até o Du Gão e peça um crepe suíço triplo. Imperdível!

Para comprar os famosos chocolates de Gramado, algumas de suas principais marcas também possuem lojas em Canela.

Uma loja bem diferente é a da Florybal, localizada na Avenida das Hortênsias 264. Lá encontramos a “Play House Florybal” que além de vender os seus tradicionais chocolates, conta com pista de patinação no chocolate, território dos horrores, café florybal, cyber e muito mais.




Ao final da rua principal da cidade, encontra-se a majestosa Catedral de Pedra, na praça matriz. A visitação à Catedral é gratuita!

Saindo do Centro de Canela, encontramos uma das mais famosas atrações da cidade: a Cascata do Caracol.
A principal maneira de conhecê-la é através do Parque do Caracol que oferece vários atrativos ao visitante, como mirantes, observatório e trilhas até a base da cascata.
Porém, na nossa primeira ida a Canela em agosto de 2008 resolvemos conhecer a cascata utilizando o teleférico. Ocorre que em novembro daquele ano ocorreu um acidente com um casal de turistas e nem ficamos sabendo. Tanto que retornamos em dezembro de 2010 e fizemos o mesmo passeio. Porém no início de 2011 dois novos acidentes forçaram a interdição do teleférico.
O passeio de teleférico era bem legal e oferecia duas opções de descida das cadeiras, sendo uma delas com uma grande vista da cascata.



Quando retornamos em dezembro de 2013, já havia sido inaugurado o novo sistema de subida com novos bondinhos com a cabine fechada que foram trazidos da Suiça. Os bondinhos têm capacidade para até 6 pessoas e sobem sempre de três em três.

O local também conta com uma outra boa opção para os mais corajosos: uma tirolesa!

Próximo ao Caracol, um outro parque também merece uma visita: o Parque da Ferradura, que possui boas trilhas de onde se tem belas vistas da região.




No Parque da Ferradura temos uma boa oportunidade de admirar a fauna da região, como macacos e quatis.

Outra atração imperdível é o Alpen Park, um parque com diversas atrações, como montanha russa, cinema 4D, arvorismo, tirolesa, rapel, passeio de quadriciclo e muito mais.

Mas a atração mais procurada no Alpen Park é o passeio de trenó alpino, importado da Alemanha. O passeio completo dura cerca de 5 minutos e oferece uma mistura de fortes emoções com uma vista incrível da vegetação local.

Para quem está viajando com crianças pequenas um dos lugares mais indicados para conhecer é o parque “Terra Mágica Florybal”. Os pequenos adoram!

Também nas proximidades fica o “Mundo Gelado”, o primeiro parque temático de gelo da América Latina. Não confundam esse parque com a Snowland de Gramado que comentamos no post anterior!

Deixando Canela, a próxima cidade para dar uma pequena paradinha é São Francisco de Paula, bem mais sossegada que as vizinhas Gramado e Canela. Lá efetuamos uma parada no Lago São Bernardo e ficamos admirando a sua beleza.


Continuando o passeio, a próxima parada é nos cânions do parque Aparados da Serra, em Cambará do Sul. Os cânions mais famosos são o do Itaimbezinho e o da Ferradura. O Itaimbezinho é mais perto e oferece uma boa estrutura ao visitante, porém no dia em que resolvemos visitá-lo ele estava fechado.
Então a solução foi ir até o Cânion Fortaleza, cuja estrada de acesso é de cascalho exigindo um pouco de cuidado na direção. Mas o visitante é recompensado quando chega nesse lugar exuberante com seus grandes paredões que lembram uma fortaleza. O cânion tem 7,5 km de extensão, 2.000 metros de largura e uma altitude de 1.200 metros acima do nível do mar. O Estado de Santa Catarina está bem ali do outro lado...



Após esse longo passeio, Gramado te espera de volta para que você possa curtir todas as suas atrações.


Comentários