Uruguai – Punta del Este

Conhecer o Uruguai sempre esteve nos nossos planos. E ir até ao país vizinho sem conhecer Punta del Este não teria o menor sentido, pois o charmoso balneário localizado a 1h30min do aeroporto de Montevidéu, abriga excelentes restaurantes, badaladas praias e ótimos resorts.

A ocasião foi a comemoração do aniversário da minha esposa, em dezembro de 2014. Escolhemos nos hospedar no Mantra Resort Spa & Cassino, localizado em La Barra, pelo fato de o hotel ser excelente e ficar um pouco mais afastado da muvuca de Punta del Leste.

O hotel possui quartos amplos, um ótimo café da manhã e uma belíssima área externa. Sem falar no atendimento atencioso dos seus funcionários. À noite, quando voltávamos dos passeios, nossa cama estava sempre arrumada para dormir com um delicioso chocolate de cortesia. No dia do aniversário da minha esposa, ao retornarmos para o quarto, tinha um pequeno bolo com um cartão que lhe desejava um feliz aniversário. E ainda fomos brindados com um caprichado drink de boas-vindas.

A nossa primeira atividade foi conhecer a região de La Barra – suas praias, lojas e restaurantes.

Para comer, experimentamos o Baby Gouda, um pequeno restaurante, com um ambiente agradável e uma boa comida.
Mas a nossa melhor refeição no Uruguai foi no restaurante O’Farrell. A comida é indescritível, o ambiente bem agradável e saímos de lá com aquela boa sensação de “quero mais” ou “quero voltar”.

Em seguida rumamos para a Praia de Jose Ignacio, localizada a 30 minutos de carro ao norte de La Barra.
Lá paramos perto do Farol Jose Ignacio e aproveitamos o belo dia de sol para umas fotos da região.

Depois o ideal é rumar para o centro de Punta del Leste, ao sul de La Barra, onde necessariamente passamos pela famosa ponte Leonel Viera, a “ponte torta”, que na verdade são duas – uma de ida e outra de volta.

Fomos conhecer a região mais badalada de Punta – a península, indo conhecer a região do farol de Punta del Este e da paróquia Nuestra Señora de la Candelaria.

Continuamos o nosso passeio caminhando pela bela orla do lugar, admirando a limpeza e a organização da cidade.

Para comer por ali decidimos ir até o Verizon, restaurante especializado em frutos do mar. Boa comida com um ótima vista.
À noite, para comemorar o aniversário da minha esposa, retornamos à península para jantar no Lo de Tere, um dos mais famosos restaurantes da região. O lugar é bem bonito, o atendimento é atencioso e a comida boa, porém não chega aos pés do O’Farrel.

Deixando a península nos dirigimos a Playa Brava para conhecer a famosa escultura do artista chileno Mario Irarrázabal denominada “La Mano”. Havíamos passado lá durante o dia para conhecê-la e, com tristeza, verificamos que ataques ao monumento urbano através de pichações também estão presentes no país vizinho. Voltamos à noite com mais calma, quando tinha bem menos gente.

Por ali se encontra o restaurante La Vista, conhecido por proporcionar aos clientes uma bela visão de Punta del Este.

Na região da Playa Mansa encontra-se outro local famoso da cidade – o hotel e cassino Conrad.

E, para finalizar nossa estadia em Punta del Este rumamos para Punta Ballena, região localizada a 30 minutos da península. Lá fomos conhecer a famosa Casapueblo, casa do artista plástico e arquiteto uruguaio Carlos Páez Vilaró que hoje abriga um museu, uma galeria e um hotel.

O local é impressionante, muito bem cuidado e da varanda do restaurante Las Terrazas pode-se apreciar um deslumbrante pôr do sol.

Outras dicas:
  • O Real foi super bem aceito em nossa estadia. Pagamos pedágios e outras despesas com a nossa moeda sem problemas;
  • Nos restaurantes, bem como para alugar um carro, utilizamos o nosso cartão de crédito, pois recebemos de volta 18,5% do valor pago relativo ao Imposto sobre Valor Agregado – IVA. O desconto é efetuado automaticamente e pode ser visto na sua via recebida após o pagamento da conta. Ou seja: mesmo com o IOF de 6,38%, ainda vale muito a pena pagar essas despesas com cartão de crédito;
  • Alugar carro e transitar pelas estradas uruguaias foi bem tranquilo;
  • Vá até um supermercado e garanta o seu vinho uruguaio e o doce de leite da Lapataia.

O mapa a seguir mostra a localização das principais atrações citadas neste post:

No próximo post falaremos da cidade de Colonia del Sacramento. Até lá!