Espírito Santo – Itaúnas

Itaúnas é um distrito do município de Conceição da Barra localizado no norte do Estado do Espírito Santo a 270 km de Vitória e próximo a divisa com a Bahia. O nome Itaúnas é de origem tupi e significa "pedra negra", através da junção dos termos itá = pedra e un = negro. O nome lhe foi atribuído em alusão às pedras negras do fundo do Rio Itaúnas, que margeavam a antiga vila que foi soterrada pelas dunas.

Sua sede é uma pequena vila turística, muito famosa por suas praias, pela paisagem marcante das Dunas de Itaúnas e pela tradição do forró pé-de-serra.

Itaúnas


Ao chegarmos na pequena vila, nos acomodamos na pousada “Estalagem Vila Tânia”. A pousada possui apartamentos duplos e triplos e chalés para 5 pessoas. Tem restaurante, piscina, salão de jogos, churrasqueira e uma ótima estrutura.


Estalagem Vila Tânia

Estalagem Vila Tânia

Estalagem Vila Tânia

A grande atração do lugar é a bela paisagem formada pelas dunas que os banhistas têm que atravessar para chegar até a praia.

As dunas, que atingem cerca de 30 metros de altura com suas areias finas, soterraram a vila entre os anos 50 e 70. Mas a vila renasceu do outro lado do Rio Itaúnas.

Itaúnas

Itaúnas

Itaúnas

Itaúnas

Itaúnas

Itaúnas

Itaúnas

Itaúnas

Itaúnas

Itaúnas

Itaúnas

Itaúnas

A criação do Parque Estadual de Itaúnas, em 1991, garantiu que os diversos ecossistemas lá existentes e suas praias fossem protegidos. No local também está presente o Projeto Tamar, que cuida da preservação das tartarugas marinhas.

Praia de Itaúnas

À noite rola o forró na vila que também conta com alguns bares e restaurantes, todos simples, mas bem legais.

Os passeios disponíveis para quem está hospedado por lá são os seguintes:

1 – conhecer Conceição da Barra;
2 – caminhar até o Projeto Tamar que tem uma base na praia de Itaúnas; e
3 – ir até Riacho Doce (ao norte de Itaúnas) e caminhar pela praia até a divisa com a Bahia.

Optamos por ir até Riacho Doce, mas o passeio não tem nada de especial.


Riacho Doce

Riacho Doce

Riacho Doce
O especial de Itaúnas está justamente em sua vila e em suas dunas.


Comentários