Alemanha – Rota Romântica – Dinkelsbühl, Donauwörht e Augsburg

Continuando nosso passeio pela Rota Romântica alemã, partimos cedo de Rothenburg ob der Tauber com destino à Augsburg, onde passaríamos a noite.


Saímos da cidade murada de Rothenburg ob der Tauber logo após o café da manhã e a nossa primeira parada foi em Dinkelsbühl. Paramos em um estacionamento público gratuito fora do centro da cidade e demos uma pequena volta pela parte histórica, passando pelo “Segringer Tor”, um dos portões de entrada da cidade. O tempo estava nublado e caia uma chuva bem fina e, assim, decidimos ficar pouco tempo por lá. Entramos na igreja de St. Georg, tiramos fotos em frente a uns prédios e caminhamos até o “Rothenburger Tor”, outro dos portões da cidade murada. 





Deixamos Dinkelsbühl e a nossa próxima parada foi em Donauwörht, cortada por 2 rios, o famoso Danúbio e o Wörnitz.

Fomos direto para o estacionamento (Parkhaus im Ried) sem nenhuma dificuldade. Esse estacionamento deve ser pago antecipadamente direto na máquina, colocando o tíquete no para-brisas do carro. Donauwörht é maior e mais movimentada que Dinkelsbühl. 

Como estacionamos na Ilha Ried, resolvemos começar o nosso passeio pela cidade por lá, para depois passarmos pelo “Rieder Tor” (portão Reider) para explorar além dos limites da ilha. A antiga cidade era protegida por uma muralha e o Rieder Tor é a única porta que restou. 



Como a fome já estava chegando, retornamos para a ilha Ried e decidimos almoçar no restaurante italiano Raffaello. Pedimos lasanha e porco empanado com batata frita e legumes. Tudo muito gostoso. 


Depois tomamos um sorvete em uma sorveteria próxima e partimos para o estacionamento pois nosso horário, 14:15, já estava estourando.

Chegamos em Augsburg no fim da tarde. A cidade é grande e moderna. Tem tram, ônibus e, muitas lojas de departamento.

Tínhamos recebido um alerta no Waze dizendo que a área onde estava o hotel IBIS Augsburg Koenigsplatz tinha uma entrada restrita e se queríamos comprar um passe. Ignoramos esse aviso, mas chegamos com um pé atrás. Em frente ao Íbis, a placa de Parking estava com um X gigante. Então paramos antes, em frente à garagem do próprio Ibis. O hotel fica a uma boa distância das principais atrações da cidade.



Depois de fazermos o check in, saímos para um passeio a pé pela cidade. Fomos direto para a principal rua da cidade – a Maximilianstraße. Paramos nas fontes de Hércules, de Augusto e de Mercúrio. A fonte de Augusto está localizada na Rathausplatz, a praça da prefeitura, onde estão localizadas várias lojas legais.




A praça da prefeitura se junta a uma praça bem menor – a Fuggerplatz, na Philippine-Welser-Straße, onde se destaca o “Memorial Fugger”, um monumento em homenagem a Hans Jakob Fugger. Nesta praça existe um piano estrategicamente localizado, onde as pessoas podem tocar à vontade. Muito legal.

Depois andamos até a catedral da cidade – a igreja de Augsburg Dom. As igrejas daqui geralmente têm entrada pelo lado e as portas não ficam abertas como as do Brasil. Tem portas pesadas, mas estão abertas para visitação. Não se intimide.


Outros locais que devem ser visitados são a paróquia evangélica luterana de St. Ulrich e a igreja católica de St. Ulrich und Afra. Localizadas no final da Maximilianstraße podem ser vistas de longe. Entramos apenas na igreja luterana e tiramos algumas fotos de seu interior.


Ao final do dia, resolvemos jantar no WeisserHase e não nos arrependemos. O chope artesanal da casa era excelente e a comida, maravilhosa. Pedimos um duo de linguiça com repolho cozido e um schinitzel. Saímos de lá felizes da vida porque tínhamos comido e bebido bem, por um preço honesto.

No próximo post contaremos do terceiro dia de viagem pela Rota Romântica que começou em Augsburg e terminou em Füssen, passando pelas cidades de Landsberg am Lech, Steingaden, Halblech, e Swangaw. Até lá!

 


Comentários