Rio de Janeiro – Um passeio pelo Engenhão


Neste post descreveremos como foi visitar os bastidores do Estádio Olímpico João Havelange, quando o Botafogo de Futebol e Regatas que administra o estádio resolveu em um belo domingo de sol abrir suas portas para visitação.

O Estádio, também chamado, popularmente, de “Engenhão” ou de “Stadium Rio”, foi construído pela Prefeitura do Rio de Janeiro para sediar as competições de atletismo e de futebol dos Jogos Pan-americanos de 2007. O Engenhão tem capacidade para 46 mil pessoas e foi inaugurado em 30 de junho de 2007 com o jogo Botafogo 2 X 1 Fluminense.




O início da visitação estava previsto para as 10h do dia 03 de junho de 2012 e o Botafogo disponibilizou o estacionamento do estádio para os visitantes. Chegamos às 9h45min, mas a fila já estava dobrando a esquina e demoramos para encontrar o seu final.






Antes de começarmos a comentar a visita, destacamos que na entrada do setor Oeste do estádio estão localizadas estátuas que homenageiam ex-jogadores botafoguenses: Nilton Santos, Garrincha e Jairzinho.







Conseguimos entrar somente às 13h, já abastecidos de muita água mineral comprada junto aos vendedores ambulantes que se aglomeravam nas imediações do estádio.

A primeira atração avistada foi o setor Geo Premium onde os visitantes puderam observar taças, fotos de jogadores e posar para fotos ao lado da gandula Fernanda. O local também apresentava um espaço para as crianças brincarem e vários aparelhos de TV.

















A visita seguiu para a sala de imprensa e para o vestiário do Botafogo. Tudo estava bem organizado e somente mudávamos de ambiente após a autorização dos organizadores da visita. Mas as filas continuavam imensas!








Outro local visitado foi a sala de aquecimento e o corredor que liga os vestiários ao gramado.




O ponto alto da visita estava no gramado do Engenhão: novas promessas do clube perfilavam em um stand lá montado para distribuir autógrafos e posar para fotos com os visitantes. Entre os mais conhecidos estavam Jadson, Dória e Cidinho.









Do gramado também pudemos tirar algumas fotos dos bancos de reservas e de outros detalhes do lindo estádio.







Bem a visita acabou às 14h30min e nós “mortos de fome” resolvemos partir, prometendo voltar em um jogo para complementarmos nosso álbum fotográfico.











Serviço:
Endereço – O Engenhão está localizado no bairro do Engenho de Dentro em um quadrilátero formado pelas ruas José dos Reis, das Oficinas, Dr. Padilha e Arquias Cordeiro.


Capacidade – 46.000 pessoas
O Engenhão é dividido em setores:
·         Setor Norte
·         Setor Sul
·         Setor Leste Inferior
·         Setor Leste Superior
·         Setor Oeste Inferior
·         Setor Oeste Superior

Comentários