Rio de Janeiro – Real Gabinete Português de Leitura


Para quem está no Centro do Rio de Janeiro e quer aproveitar e conhecer um dos lugares mais charmosos da cidade e de graça recomendamos uma visita ao Real Gabinete Português de Leitura.

E, para nossa surpresa, o Real Gabinete Português está comemorando seus 175 anos justamente em 2012.
 



O Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro foi fundado em 14 de maio de 1837 sendo inicialmente um projeto da associação de portugueses residentes no Brasil para valorização e divulgação da cultura portuguesa por aqui.

Sua sede passou por vários endereços da capital imperial até que em 10 de junho de 1880, no 3º centenário da morte de Luis de Camões, foi lançada a pedra fundamental da atual sede por D. Pedro II.

Assim, em 1887 era inaugurado o atual Real Gabinete, cuja solenidade de abertura foi prestigiada pela Princesa Isabel e o Conde D’Eu.

O prédio foi projetado pelo arquiteto português Rafael da Silva e Castro em estilo neomanuelino. Este estilo arquitetônico foi uma retomada do estilo gótico-renascentista denominado manuelino em Portugal vigente à época dos descobrimentos portugueses, sob o reinado de D. Manuel I (1495-1521) e tem como exemplos típicos o Mosteiro dos Jerônimos e a Torre de Belém, em Lisboa, e a janela manuelina do Convento de Cristo, em Tomar.

A fachada do edifício foi construída em pedra lioz cortada no Alentejo e conta com esculturas de Pedro Álvares Cabral, Luis de Camões, Infante Dom Henrique e Vasco da Gama.






Antes de chegarmos ao Salão de Leitura, efetuamos uma pequena parada no hall de entrada para tirar algumas fotos.











O Salão de Leitura é a grande atração do Gabinete, possuindo uma clarabóia de ferro e um magnífico candelabro. O salão possui diversas mesas para leitura e diversos artigos de decoração bem legais.























Hoje é considerada a maior biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal, possuindo obras raras como, por exemplo, um exemplar da edição ”princeps” de “Os Lusíadas” de 1572.
 







A história da Academia Brasileira de Letras está ligada à do Real Gabinete, pois as cinco primeiras sessões solenes da Academia, sob a presidência de Machado de Assis, foram lá realizadas entre 1901 e 1904.

Realmente é um passeio imperdível!

Serviço:
Endereço: Rua Luís de Camões 30, Centro - Rio de Janeiro – RJ
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas
Entrada gratuita

Comentários