Vermont - Visita à Ben & Jerry’s

Como comentamos no post anterior, a principal atração da cidade de Waterbury é a fábrica da sorveteria Ben & Jerry’s, localizada na Route 100, número 1281.









A história da Ben & Jerry’s começou em 1978, quando dois amigos Ben Cohen e Jerry Greenfield resolveram fazer um curso de fabricação de sorvetes por correspondência da Universidade da Pennsylvannia. O curso custou a “fortuna” de U$5,00!



Daí, com um investimento inicial de 12.000 dólares (4.000 emprestados), Ben e Jerry reformaram um antigo posto de gasolina em Burlington, Vermont e abriram a sua primeira loja de sorvetes.

Em 2000, a Ben & Jerry’s foi adquirida pela poderosa Unilever, mas com uma condição: a de que fosse criado um Conselho de Administração independente com a participação de seus fundadores, tendo como função principal manter a integridade da marca e a qualidade dos produtos.



Logo na nossa chegada à fábrica, pudemos notar que tudo nela faz referência ao símbolo da marca – a simpática vaca malhada, inclusive os banheiros.





Aliás, a famosa vaquinha podia ser vista, em carne e osso, em um pequeno cercado perto dos banheiros.



Uma outra curiosidade é a quantidade de idosos que circulavam pelo local, alguns até com andadores, o que confirma a tese que não é por conta de uma dificuldade que devemos deixar de viajar e conhecer o mundo!





O visitante também pode conhecer uma réplica do "Cowmobile", um desses trailers modificados que tinha como principal função distribuir sorvete de graça pelos Estados Unidos em uma grande estratégia de marketing efetuada em 1986. No caminho de volta para Vermont, a Cowmobile pegou fogo próximo a Cleveland, Ohio. Ninguém se feriu, mas Ben ironizou o fato afirmando que parecia "o maior Alasca cozinhado do mundo".



Mas o grande barato do local é realizar uma visita à fábrica. O preço do ingresso custa U$4,00 e funciona no esquema "primeiro que chegar entra primeiro", ou seja, sem reservas. Os horários variam de acordo com a época do ano. No outono funcionava das 9h às 19h. O grupo é para até 25 pessoas e sai a cada 10 minutos na alta temporada. A visita tem 30 minutos de duração!





O passeio começa com o grupo assistindo a um filme institucional de uns 6 minutos de duração que conta a história da marca.




Terminado o filme, os visitantes são orientados no sentido de que, a partir daquele momento as máquinas fotográficas deverão ser desligadas, pois boa parte do passeio é realizado em um local envidraçado de onde podemos observar a fabricação dos sorvetes.

Já com a máquina religada, chegamos ao "FlavoRoom", que é o momento mais esperado pelos visitantes, pois é lá que podemos saborear gratuitamente um dos sabores da marca. No dia da nossa visita o sabor disponível era o "Strawberry Cheesecake" que contém morango, ou seja, a minha mulher DETONOU os dois, pois eu odeio sorvete de morango!

Saindo dali passamos por um hall onde estão expostos cartazes com os 10 sabores mais vendidos, sendo o Cherry Garcia o número 1 em vendas.



O tour termina bem na lojinha da fábrica, onde os visitantes podem adquirir diversos produtos relacionados à marca Ben & Jerry, ao mundo do sorvete e ao estado de Vermont. Compramos uns imãs de geladeira e só!



Como fiquei com uma enorme vontade de tomar um sorvete, pois o minha amostra grátis foi devidamente devorada pela minha mulher, resolvemos esse pequeno problema indo até a sorveteria situada perto da entrada e pedi um sabor de que eu gostasse.





Falando em sabores, existe nos fundos da fábrica, um cemitério de sabores - o "Flavor's Graveyard". Lá podemos observar as lápides dos sabores que deixaram de ser fabricados pela Ben & Jerry.





Alguns sabores conseguiram retornar do "além", como o "White Russian" que foi "enterrado" em 1996, mas ressuscitou no final de 2013. Quando visitamos o "cemitério", em outubro de 2013, sua lápide ainda estava lá!



Próximo ao cemitério dos sabores, existe um parque onde as crianças pequenas podem se divertir e queimar um pouco das calorias adquiridas pelos sorvetes.



No próximo post comentaremos como foi conhecer o sul do estado de Vermont. Até lá!

Serviço:
Ben & Jerry's
Endereço: 1281 Waterbury-Stowe Road, Route 100, Waterbury, Vermont
Preço da visitação: U$4,00, Acima de 60 anos: U$3,00, Menores de 12: Grátis.

Comentários