San Francisco – Passeio a Alcatraz

Um dos passeios imperdíveis para quem deseja visitar San Francisco é conhecer Alcatraz, a prisão mais famosa do mundo.




Atualmente Alcatraz está acessível por meio de um passeio de barco que sai do Pier 33 na região do Fisherman’s Wharf.

Uma única empresa opera o serviço e por conta da imensa procura recomenda-se comprar o seu ingresso com antecedência. No dia que realizamos o passeio (15/9) o dia mais próximo com ingressos disponíveis era o dia 22/9.




Existem várias saídas diárias, incluindo uma bem cedo – a chamada “Early Bird Tour” – e as noturnas – as “Night Tours”. Eu não recomendaria os passeios pela manhã em virtude do fog que é característico em San Francisco.




Chegamos com uma antecedência de 15 minutos e já encontramos uma pequena fila para o embarque.




O barco partiu no horário e enquanto navegávamos em direção a Alcatraz pudemos observar o skyline de San Francisco, bem como a Golden Gate, a Bay Bridge e a própria Alcatraz.









Ao chegarmos à Alcatraz já conseguimos visualizar a fila das pessoas que iriam voltar para San Francisco. Cabe ressaltar que na volta, o visitante pode pegar qualquer barco que esteja saindo, ou seja, não é necessário agendar o horário da volta.




Desembarcando, todos se reúnem em torno de uma funcionária do local que informa aos visitantes as regras da visitação. Muitos aproveitam para tirar uma das tradicionais fotos ao lado da placa de Alcatraz.








Em seguida, devemos subir uma rampa que nos leva em direção à prisão. No caminho até lá é impossível não parar para tirar umas fotos.










Chegando na prisão (cellhouse), o visitante recebe o seu aparelho para a áudio-tour disponível nos seguintes idiomas: inglês, alemão, francês, holandês, italiano, japonês, coreano, mandarin, russo, espanhol e português.

Ligando o aparelho, não tem erro: é só seguir as instruções e as placas indicativas que você conhecerá todo o complexo de Alcatraz e ainda tem o bônus que é ouvir todas as histórias da “The Rock” (A Rocha), como ficou conhecida a famosa prisão de segurança máxima, projetada para receber os presos mais perigosos da época, como Al “Scarface” Capone.





Percorrer os corredores da prisão é meio tenebroso, mas ao mesmo tempo emocionante! Várias celas foram decoradas com alguns objetos pessoais para dar uma impressão mais realista de como era a vida por lá.











O passeio também nos proporciona conhecer detalhes da famosa “Fuga de Alcatraz”, onde os únicos 3 presos que conseguiram fugir são lembrados, bem como da “Battle of Alcatraz”, batalha de 3 dias ocorrida em maio de 1946, originada quando alguns presos se apoderaram de armas que culminou na invasão do exército americano. As marcas das bombas podem ser vistas no chão!






Outro ponto que merece destaque é a região da Área de Controle, onde podemos caminhar até o pátio externo e presenciar uma linda vista da cidade de San Francisco.









Alcatraz foi oficialmente fechada no dia 21 de março de 1963, encerrando o período de quase 30 anos da prisão de segurança máxima mais famosa do mundo.






De volta ao barco, retornamos para San Francisco e fomos premiados com um lindo final de tarde.





Outras recomendações importantes:

  • Não existe lanchonete no local;
  • A distância da caminhada deve ser considerada para quem tem dificuldades de locomoção, mas existem carrinhos elétricos que levam os visitantes até a entrada da prisão;
  • Leve um casaco, pois venta bastante em Alcatraz;
  • É proibido levar malas.


 No próximo post comentaremos como foi participar do sensacional passeio do pôr do sol pelas águas da Baía de San Francisco. Até lá!



Comentários