Alemanha – Bamberg

Como comentamos no post anterior, nossa primeira parada em terras alemãs foi na pequena e charmosa cidade de Bamberg, localizada no estado da Baviera, declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1993.

Além de sua bela arquitetura, a cidade é conhecida mundialmente por ser a terra da cerveja defumada – a Rauchbier, um estilo produzido a partir do malte defumado.



Do aeroporto de Frankfurt, onde alugamos nosso carro, até Bamberg são 220 km, a maioria deles nas modernas autoestradas alemãs – as “Autobahn”.

Chegando em Bamberg, nos hospedamos no novíssimo Hotel Ibis Styles Bamberg, inaugurado em março de 2019.

O hotel tem uma decoração moderna e de bom gosto. Possui estacionamento e tem um excelente café da manhã incluído na tarifa.

Quando chegamos estava acontecendo uma festa típica na cidade, especificamente na rua do hotel, onde havia bandas tocando música local, barraquinhas de doces e roupas e muitas famílias apreciando o evento.

O som da rua não incomodava nada dentro do apartamento. Os hotéis Ibis têm uma proteção acústica perfeita.

Perto do hotel está localizada a escultura do artista chinês Wang Shugang denominada “Die Roten Männer”, composta por 8 homens vermelhos de aparência asiática agachados formando um círculo. Oito é considerado o número da sorte na China.

Como Bamberg é relativamente pequena, o ideal é conhecê-la a pé, tranquilamente, andando por suas charmosas ruas estreitas.

Começamos andando até a Maximiliansplatz, a praça principal da cidade, cujo nome homenageia o rei Maximiliano da Baviera,  passando pela igreja de St. Martin, a única em estilo barroco na cidade. Dali, continuamos até a ponte Kettenbrücke, a ponte dos cadeados do amor de Bamberg. Já do outro lado da ponte estão duas das famosas cervejarias da cidade – a “Brauerei Spezial” e a “Fässla”. Só lembrando que a cidade possui cerca de 300 cervejarias, o que torna Bamberg a cidade com mais cervejarias por número de habitantes do mundo.




De volta para o outro lado, fomos passear pela região do antigo distrito de pescadores, carinhosamente conhecido como Pequena Veneza, onde se destacam os edifícios em estilo enxaimel à beira do rio Regnitz. Nessa região encontramos uma estátua de Igor Mitoraje “Centurione I” e um guindaste histórico.





A parte mais conhecida de Bamberg – a cidade antiga - pode ser acessada pelas pontes Obere Brücke e Untere Brücke, de onde temos uma excelente vista da região da Pequena Veneza.

No meio da Obere Brücke está localizada a Altes Rathaus (Antiga Prefeitura), o famoso cartão postal da cidade com sua arquitetura deslumbrante.

Perto da Altes Rathaus estão localizados vários restaurantes e lojas que podem ser visitados durante o passeio.








Para quem quiser tirar aquela famosa foto da antiga prefeitura, a dica é ir até a ponte Geyersworthsteg de onde temos o melhor ângulo do cartão postal da cidade. Imperdível de dia e à noite!




Um pouco mais adiante na cidade antiga chegamos na Schlenkerla, a histórica cervejaria que fabrica a rauchbier (cerveja defumada) mais tradicional do mundo – a "Schlenkerla Rauchbier Märzen”.

A rauchbier é produzida utilizando maltes defumados e tem sabor e aroma de fumaça, que lembra bacon e carnes defumadas. Diz a tradição que o segundo copo sempre é melhor que o primeiro e que o terceiro é melhor que o segundo.

Essa cerveja foi mencionada pela primeira vez em 1405 e reza a lenda que o nome da cervejaria teria sido em homenagem ao mestre cervejeiro que era manco e tinha um andar balançante. Em alemão se diz um andar “schlenkernden”. Assim, o local foi chamado de "Schlenkerla", ou seja, o local do manco. Apesar de estarem na 6ª geração de mestres cervejeiros, o nome permanece até hoje.

Chegando na cervejaria, pedimos um chope no bar. Eles te cobram 1 Euro a mais que nos é reembolsado quando devolvemos o copo. O legal é que você pode beber a cerveja ali mesmo (tem lugar para se sentar) ou até ir para a rua.

Como já estava na hora do almoço, decidimos almoçar por lá mesmo e escolhemos uma mesa. Quem está lá somente para tomar uma cerveja não pode ocupar as mesas do restaurante. As atendentes só servem em mesas específicas. Ouvimos falar do mau humor das atendentes, mas fomos muito bem atendidos. Pedimos ombro de porco e cebola recheada com carne. Tudo uma delícia. Para beber, mais umas rauchbiers da casa. Na saída passamos na lojinha da cervejaria.

Gostamos tanto da cerveja defumada que passamos em um supermercado e compramos 2 garrafas para trazer para o Brasil, além de uma Lager.

Se está planejando conhecer Bamberg, saiba que ir até lá e não experimentar a Schlenkerla Rauchbier é como se nunca estivesse ido nessa charmosa cidade.

Continuamos nosso passeio indo até a Domplatz, a praça da catedral de Bamberg. Nossa primeira parada foi na própria catedral datada do século XI.

Bem ao lado da catedral fica o Museu Histórico de Bamberg que abriga o antigo Tribunal da cidade – o Alte Hofhaltung.



Voltando à Domplatz, tem destaque a Neue Residenz, a Residência Nova dos príncipes e bispos e que atualmente abriga a Biblioteca e a Galeria de Bamberg. Nos fundos do complexo existe um jardim das Rosas – o Rosengarten.


Outro local que indicamos para o almoço é o Eckerts Wirtshaus, um restaurante pequeno onde compartilhamos a mesa com um outro casal, costume comum na Alemanha. Pedimos uma carne, que veio com duas batatas recheadas e um molho delicioso! Uma salada acompanhava o prato. A comida estava maravilhosa! Para beber pedimos a rauchbier (cerveja defumada) da Schlenkerla e alguns chopes da casa.

Finalizando, para o jantar indicamos o restaurante italiano Aposto. Pedimos um spaguetti a carbonara e uma pizza picante (Brandstifter). Para beber chope da Zirndorfer Landbier Lager.

O mapa a seguir mostra a localização das principais atrações de Bamberg citadas neste post:

No próximo post comentaremos como foi conhecer a famosa Rota Romântica (Romantische Strasse), um dos roteiros mais procurados na Alemanha. Até lá!



Comentários