Canadá - Montanhas Rochosas - Icefields Parkway

A Icefields Parkway (Rodovia dos Campos de Gelo), também conhecida como Highway 93 Norte, é uma estrada panorâmica de 230 km de extensão que começa na Highway 1 (Trans-Canada Highway) na região de Lake Louise, terminando em Jasper, ou seja, atravessa os dois principais parques nacionais canadenses situados no Província de Alberta – Banff National Park e Jasper National Park.

É conhecida no Canadá como a “estrada mais bonita do mundo”, sendo inaugurada em 1940. Dirigir nessa estrada é muito prazeroso, pois a cada momento surge uma nova beleza natural, como lagos, geleiras, rios, vales, montanhas e animais selvagens.

Resolvemos conhecer os primeiros 130 km da estrada, de Lake Louise até Columbia Icefield.

Logo no início da estrada, avista-se a Crowfoot Glacier.

Placa com informações sobre a Crowfoot Glacier

Crowfoot Glacier

Paisagem perto da Crowfoot Glacier

Logo em seguida avista-se o Bow Lake, um lindo lago.

Placa indicando a direção do Bow Lake

Dirigindo um pouco mais, chega-se em um dos lugares mais lindos da estrada: Bow Summit, ponto mais alto da Icefields Parkway e que possui uma privilegiada vista do Peyto Lake, lago que estampa a capa de muitos guias de viagem sobre o Canadá. Após pararmos o carro no estacionamento e caminharmos por 10 minutos finalmente chegamos ao mirante.

Placa com informações sobre a Bow Summit

Peyto Lake

Mirante com vista para o Peyto Lake

Mais a frente encontram-se alguns lagos chamados de Waterfowl Lakes.

Waterfowl Lakes

Após essa parada, seguimos para a Columbia Icefield e as paradas continuavam inevitáveis.

Icefields Parkway

Icefields Parkway - mais uma parada

Continuamos nossa jornada, partindo rumo ao Jasper National Park, mais precisamente a Columbia Icefield, que é o maior acúmulo de gelo das Montanhas Rochosas, possuindo cerca de 325 km² de área, 100 a 365 m de profundidade, além de receber cerca de 7m de neve por ano. No local há várias geleiras, e, entre as maiores estão as denominadas: Athabasca, Castleguard, Columbia, Domee e Stutfield.

130 km após a nossa partida de Lake Louise, chegamos ao Columbia Icefield Center, centro de visitantes de onde partem passeios para a Athabasca Glacier, geleira onde podemos caminhar e desfrutar de uma experiência única. No centro de visitantes há um museu, um restaurante e uma loja bacana onde podemos adquirir diversos produtos relacionados às Montanhas Rochosas.

Estrada para a Athabasca Glacier

Centro de Visitantes - vista da Athabasca Glacier

Centro de Visitantes - vista das Montanhas

Antigo veículo utilizado no passeio

No Centro de visitantes você adquire seu ingresso e é transportado em um ônibus até uma estação intermediária, onde descemos e entramos em um veículo especial que anda na neve.

Estrada para a Athabasca Glacier

Chegada na Athabasca Glacier

Veículo utilizado no passeio

Após uns 10 minutos, chegamos em uma estação no gelo, próxima a geleira, onde pudemos desembarcar e curtir aquela experiência única de caminhar sobre o gelo. Recomendamos o passeio!

Athabasca Glacier

Vista Panorâmica

Infelizmente não seguimos viagem até Jasper, mas pretendemos explorar as demais atrações daquele parque em uma próxima oportunidade. A principal atração por aquelas bandas é o Maligne Lake, lago com ares de mistério e uma beleza impecável. Confira nessa foto retirada da Internet:

Maligne Lake
No próximo post, descreverei o nosso passeio pelo Yoho National Park, parque pertencente à província da Britsh Columbia.