Bahia – Praias do Litoral Norte

ATUALIZADO EM 26/11/2019

Hospedados na Praia do Forte, tivemos a oportunidade de conhecer algumas das famosas praias do litoral norte baiano, pois estávamos a poucos minutos da maioria delas, como Guarajuba, Imbassaí, Itacimirim, Diogo e Santo Antônio.



As praias da Costa do Sauípe também estão bem próximas da Praia do Forte, mas como havíamos estado por lá dois anos antes, não achamos necessário retornar ao local.
A praia que mais gostamos foi a de Guarajuba, ao sul da Praia do Forte. Apesar de ser a mais urbanizada de todas, a água estava sensacional nos dois dias que estivemos por lá e a estrutura nos impressionou com barracas de praia padronizadas e um ótimo atendimento.
A palavra Guarajuba vem do tupi-guarani e significa "Garça Dourada" em homenagem à ave muito comum na região das lagoas locais.








Retornamos à Guarajuba em 2019 e ficamos no quiosque Garça Dourada. Atendimento bom, porém, o garçom sumia em certos momentos. Muitos vendedores ambulantes, inclusive crianças - queijo coalho, acarajé, pastel, canga, óculos, colchas e mantas. Só bebemos cerveja e depois paramos no letreiro da cidade para umas fotos.




Outra linda localidade ao sul da Praia do Forte é Itacimirim, que significa “pedra pequena” e onde estão as praias e enseadas mais charmosas do litoral norte da Bahia.
A nossa passada por lá foi bem rápida, mas conseguimos tirar fotos de algumas de suas belas praias.






Das praias ao norte da praia do Forte, a primeira que conhecemos foi Imbassaí que em tupi significa “o caminho do rio”. Porém, para os moradores, o nome tem outra tradução: "o encontro das águas", pois ali a beleza está justamente no encontro do rio Imbassaí com o mar.
Ficamos pouco tempo por lá, pois o nosso destino naquele dia era a pacata praia de Santo Antônio.



A estrada para a praia de Santo Antonio ainda é de terra, o que afasta o grande público.
Após estacionarmos o carro em um pequeno estacionamento localizado entre algumas casas, precisamos atravessar as dunas para chegar ao paraíso.
A praia é bem tranquila e possui poucas e rústicas barracas, como a do Sérgio onde ficamos. O dia parece não ter fim em Santo Antônio. Lá só vale relaxar e curtir. Nada de stress!







Comentários