Portugal – Vila Nova de Gaia e Matosinhos

Como comentamos no post anterior, uma estadia no Porto também deve contemplar as vizinhas Vila Nova de Gaia e Matosinhos. Neste post destacaremos as principais atrações nessas charmosas cidades.


Atrações em Vila Nova do Gaia

Mirante do Mosteiro da Serra do Pilar
É o local com a melhor vista do Porto e do rio Douro. Para chegar até lá basta sair da ponte Luis I, andar poucos metros e subir em direção ao Mosteiro da Serra do Pilar. Para quem for de metrô, a estação Jardim do Morro fica bem perto.


Jardim do Morro
Fica bem ao lado da estação de metrô Jardim do Morro e também oferece excelentes vistas do Porto, de Gaia e do Douro.






Teleférico de Gaia
O teleférico de Gaia proporciona um belo passeio entre o Jardim do Morro (parte alta) e o Cais de Gaia (parte baixa). A vista também é bem legal. Uma viagem de ida custa €5 por pessoa e de ida e volta, €8.





Cais de Gaia
É a região mais visitada de Vila Nova do Gaia, com vários bares e restaurantes com uma vista espetacular da cidade do Porto.
Um dos restaurantes que mais gostamos foi a Taberninha do Manel. A comida é muito boa e o atendimento excelente! Comemos salada e bacalhau à Braga.






Presenciamos, ainda, alguns estudantes que, animadamente, cantavam e dançavam músicas típicas portuguesas no Cais de Gaia. A apresentação contou ainda com a inesperada participação de um Senhor que passava por lá, conforme podemos observar no vídeo a seguir:




Caves do Vinho do Porto
O vinho do Porto é a atração principal da cidade. E uma visita à uma das Caves de Vila Nova de Gaia para degustá-lo é um passeio imperdível para quem viaja para o Porto.
Apesar de produzida no Alto Douro e armazenada nas caves de Vila Nova de Gaia, a bebida ficou mundialmente conhecida como “Vinho do Porto”, a partir da segunda metade do século XVII, por ser exportada a partir do Porto para o restante do mundo.


Capela do Senhor da Pedra
A Capela do Senhor da Pedra está localizada na Praia de Miramar, 18 quilômetros do centro do Porto, e tem como principal característica o fato de ter sido construída sobre um rochedo junto ao mar, bem no meio da praia.
O lugar é único e o pôr do sol naquela região também vale a pena assistir.




Gaia à noite
Essa dica é por nossa conta – pegar um carro e sair dirigindo pela região de Gaia ao lado do rio Douro é demais! As cidades do Porto e de Gaia à noite nos mostram como esse canto do planeta é especial.



Atrações em Matosinhos

Praia de Matosinhos
A praia de Matosinhos tem início logo após a região da Foz do Douro e é uma boa opção para quem quer fugir da agitação do centro do Porto.
No final da praia está localizada uma interessante escultura “Tragédia do Mar”, de José João Brito que reproduz a maior tragédia marinha que ocorreu na costa portuguesa, quando em 1/12/1947 uma grande tempestade fez naufragar diversas embarcações de pesca, provocando a morte de 152 pessoas e deixando 72 viúvas e 152 órfãos.


Castelo do Queijo
O “Castelo do Queijo", cujo nome oficial é Forte de São Francisco Xavier, tem esse apelido por ter sido erguido sobre uma rocha de granito arredondada, com um formato similar ao de um queijo.


Restaurantes da Rua Heróis da França
Matosinhos é famosa pelos seus restaurantes especializados em peixe na brasa. Se você aprecia esses pratos ou um delicioso camarão, considere dar uma passadinha em um dos restaurantes da cidade. Na Rua Heróis de França existem vários deles, todos muito bem avaliados.

Praia da Boa Nova
A praia da Boa Nova fica em Leça da Palmeira e por lá destacam-se o restaurante Casa de Chá da Boa Nova, a capela da Boa Nova, do século XIV e o farol de Leça da Palmeira.


Restaurante O Chanquinhas
Um restaurante bem tradicional com uma decoração clássica e fora do circuito turístico. Atendimento atencioso e cortês. Comemos um bacalhau com natas, que estava muito bom e bebemos um vinho branco. De sobremesa comemos uma torta de amêndoas, que eles chamam de tarte de amêndoas e um toucinho do céu.


O mapa a seguir mostra a localização das principais atrações citadas nos nossos dois posts sobre o Porto:


No próximo post comentaremos como foi a nossa estadia na região de Aveiro, a terra dos meus avós paternos. Até lá!



Comentários

Postar um comentário